O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou ao Brasil no fim da tarde deste sábado (24) após uma viagem oficial de cinco dias para a Europa. Ele viajou para o continente em três oportunidades desde que assumiu o terceiro mandato. O petista desembarcou no aeroporto e depois foi para o Palácio da Alvorada.
“Voando para o Brasil. Retorno muito feliz com os encontros importantes que tivemos na Itália e França para retomarmos relações entre nossos países e pensarmos sobre o futuro”, escreveu Lula em seu perfil no Twitter. Ele não tem nenhum evento previsto para domingo (25).
Lula viajou para a Europa na segunda (19) para cumprir agendas na Itália e na França. Ele se reuniu com o presidente da Itália, Sergio Mattarella, Papa Francisco e o presidente frânces, Emmanuel Macron.
Antes de deixar a França, Lula conversou com jornalistas e falou sobre a crise entre mercenários do grupo Wagner e o presidente da Rússia, Vladimir Putin.
“Não, eu não posso falar. Lamentavelmente eu não posso falar porque eu não tenho as informações necessárias para te falar. Eu, quando chegar ao Brasil, que eu me informar de tudo o que aconteceu ontem, que tiver várias informações, aí eu posso te falar, mas agora seria chutar, sabe, de forma precipitada uma informação que eu não tenho. Eu ouvi dizer, mas não tenho informação e eu pretendo não falar de uma coisa tão sensível sem ter as informações necessárias”, afirmou em coletiva de imprensa na França.
“Eu não sei o tamanho da rebelião. Eu só estou te pedindo o seguinte: quem sabe quando eu voltar para o Brasil, no dia seguinte eu já tenha todas as informações possíveis porque eu vou conversar com muita gente a respeito ‘dessa chamada rebelião'”, acrescentou.