Em Caxias as próximas eleições pode ser um pleito tranquilo, ou muito difícil para o atual Prefeito Fábio Gentil, que hoje amarga uma rejeição acentuada.
Figurando já como uma das preferidas no eleitorado caxiense, Lycia Waquim, filha da chefe de gabinete do Governador Carlos Brandão, parece ser a bola da vez.
Fontes ligadas a oposição caxiense, nos informa que um diálogo bem aprofundado com figurões do auto escalão do estado, estariam negociando uma possível união da oposição com a situação em Caxias. Os diálogos estariam bem adiantados para que a oposição apoiassem uma candidata indicada pelo Governador Carlos Brandão e o Prefeito.
Segundo a fonte, não estaria descartada tal união, mas que a oposição somente se uniria, se a candidata fosse Lycia Waquim e não o sobrinho do Prefeito, Gentil Neto, que não tem agradado o eleitorado caxiense.
“Se Lycia for a candidata indicada pelo Governador, nós sentaremos para discutir a questão com o Governador, porém, se o candidato for o sobrinho do Prefeito, nós estamos dispostos a ir para as trincheiras e combater o bom combate.” Nos revela a fonte.
Brandão é um político do diálogo, é tido como Governador municipalista, mas também sabe jogar muito bem o jogo e não gosta de ser afrontado. É um articulador dos melhores! Em analise poderíamos dizer que Brandão dificilmente se envolveria diretamente nas eleições de Caxias, tendo os dois grupos, oposição e situação, membros de seu governo. Ele realmente só se envolveria, se o candidato ou candidata, fosse como um acordo de indicação dele também.
A oposição de Caxias, a maioria deles, tem elos e cargos no Governo estadual, e há pelo menos alguns meses atrás, nem existia, apareceu forte e tem ganhado corpo nas falhas do Prefeito de Caxias. Muitas denúncias da população e outras bem graves da própria oposição, já foram encaminhadas para o ministério público para análise. Dentre elas, desvios de recursos públicos em diversas áreas da administração e autarquias, como o fundo de previdência municipal, o CaxiasPrev, que está à beira do colapso.
Diante do atual cenário, com uma oposição se fortalecendo e Fábio Gentil com um candidato que não emplaca para sua sucessão, Lycia pode ajudar nessa composição, pois tem parentesco com o Prefeito e carrega ainda, uma barganha política muito grande junto ao Governador, já que este, em tese, deverá indicar em conjunto com o Prefeito o nome da candidata. Seria um alivio muito grande para Fábio Gentil, que terá muitas bombas jurídicas pela frente, inclusive federal e ainda de quebra, poderá ganhar espaço amplo junto ao Governo Estadual.
Correligionários e até vereadores da base, comentam nos bastidores que está sendo muito difícil levantar o nome do sobrinho do Prefeito.
O rapaz é até esforçado, mas a falta de traquejo político, o parentesco muito próximo com o Prefeito, muitas promessas não compridas e ainda, o fato da insatisfação de muita gente do grupo que não é ajudado pelo Prefeito com seus pedidos, sendo sempre deixados de lado por Fábio, que usa sempre as mesmas desculpas… que não tem, não dá, ou usando a tática do empurrar com a barriga, “me procura amanhã” “Vai lá em casa”, “Eu já autorizei” e muitas outras desculpas que decepcionam o próprio grupo. Muitos que hoje estão no grupo do prefeito, ficam decepcionados, pois sabem que a continuação do sobrinho, em nada vai mudar para eles e que de repente uma outra opção do próprio grupo, pode ser melhor.
O fato é que a oposição está se mexendo bem, Brandão está no páreo, e Fábio Gentil precisa tomar uma decisão muito certeira, para de repente não ficar isolado até do grupo estadual.
Tem muita água embaixo dessa ponte pra rolar, mas podem ser águas tranquilas ou agitadas para Fábio Gentil, só depende dele!