Sob a gestão do vereador Jorge Maru, a Câmara de Vereadores de Paço do Lumiar, abriu uma licitação no início do ano para a contratação de uma empresa especializada para o fornecimento de material de consumo (limpeza, expediente e gêneros alimentícios). A licitação pretendia contratar apenas uma empresa, mas acabou contratando duas, devido a diferença de preços apresentada por ambas nos lotes que estavam previstos no edital.
Segundo apuração do site Folha do Maranhão, as empresas contratadas foram a F.P. Soares Comércio Serviços Eireli, localizada no bairro do Maiobão, em Paço do Lumiar, e a empresa e a L.A. Mendonça Eireli, localizada no bairro do Jardim São Cristovão, em São Luís. A primeira empresa ganhou contrato de R$ 362.080,53, onde conforme o processo licitatório, ficou responsável em entregar o LOTE 1, contendo materiais de expedientes e o LOTE III, contendo gêneros de alimentação. Já a segunda empresa ficou com o contrato no valor de R$ 1.084.128,03, e deverá fornecer os LOTE I e III já citados anteriormente, e o LOTE II (Material de Limpeza).
A licitação foi realizada através de uma ata de registro de preço e aconteceu no início do ano, porém o contrato foi fechado somente em março. Ao todo, os dois contratos somam o valor de R$ 1.446.208,56, onde as empresas terão que fornecer os produtos até março do ano que vem.
Entre os produtos que as empresas terão que fornecer estão produtos que fogem da realidade de uma Câmara de Vereadores, a exemplo de baldes, bacias, além de materiais recreativos, como tinta guache, TNT e folhas de isopor, todos em grande quantidade ou com preços questionáveis.
Uma das empresas terá que fornecer 470 baldes, sendo 70 baldes de 8 litros ao valor de R$ 60,68 a unidade, totalizando R$ 4.247,60; 100 baldes de 20 litros, totalizando R$ 8.307,00; 100 baldes de 15 litros, totalizando R$ 3.296,00; 100 baldes de 60 litros, totalizando R$ 17.691,00 e 100 baldes de 100 litros, onde cada unidade custará o valor de R$ 273,95, totalizando R$ 27.395,00.
Ao todo, só com a compra dos 470 baldes, a Câmara de Paço do Lumiar irá gastar até o final do contrato, o valor de R$ 60.936,60.
Além dos baldes, o contrato prevê o fornecimento de 140 bacias, totalizando o valor de R$ 11.704,70, além de 50 bandejas no total de R$ R$ 6.713,00 e 60 cestos plásticos ao valor de R$ 12.982,20.
Mas um dos produtos que mais chamou a atenção no contrato foi a compra de tinta guache, material recreativo, geralmente utilizado em creches e escolas. Segundo o levantamento da Folha do Maranhão, a Câmara de Paço do Lumiar irá desembolsar R$ 9.380,00 com 70 caixas do material. Está previsto também a compra de 30 peças de TNT, uma espécie de tecido não tecido, também utilizados em escolas, onde custará o valor de R$ 4.827,60 ao final do contrato.
Dando continuidade na lista de compras da Câmara de Paço do Lumiar, aparecem materiais como o álcool em gel, onde serão gastos R$ 16.445,00, com um detalhe: a compra prevê que ele seja perfumado. Também aparece na lista o dispenser, uma espécie de recipiente de plástico onde será armazenado o álcool em gel, onde as 100 unidades irão custar R$ 10.890,00, quase o valor do próprio produto.
Entre sacos de lixo e sacolas, a Câmara de Paço do Lumiar irá gastar R$ 20.450,00, e também R$ 5.920,00 com caixas de fósforo e R$ 2.760,00 com panos de chão e R$ 3.060,00 com panos de prato, além da R$ 12.540,00 com flanela de algodão.
Um dos maiores gastos previstos no contrato está na aquisição de 980 caixas de resmas de papel A4. Ao todo, o fornecimento deste material custará R$ 376.094,60. Ainda serão gastos R$ 41 mil com livros de pontos, R$ 24 mil com livro de ata, e ainda R$ 40 mil com papel higiênico e R$ 50 mil com copos descartáveis.