Uma denúncia anônima acendeu o alerta do Ministério Público do Maranhão (MPMA) sobre possíveis casos de nepotismo na Prefeitura de Olho d’Água das Cunhãs. Segundo a acusação, a gestão de Glauber Azevedo teria nomeado alguns parentes seus e de secretários municipais para ocupar cargos de confiança ou comissionados na administração pública. A promotoria abriu um procedimento administrativo para investigar a situação e cobrar explicações do gestor.
A portaria também informa que o MPMA solicitou ao prefeito Glauber Azevedo para esclarecer o caso e informar as providências tomadas, mas não recebeu resposta no prazo determinado.
O órgão abriu um procedimento administrativo para apurar os fatos e determinou o envio de ofício ao secretário de administração de Olho d’Água das Cunhãs/MA, solicitando que, em 15 dias, apresente as portarias de nomeação dos nove supostos parentes do prefeito ou de secretários municipais. Além disso, notificou os nove nomeados para que apresentem defesa e documentos que comprovem a qualificação técnica e a idoneidade moral para os cargos políticos (secretários) no mesmo prazo.
O procedimento administrativo visa coletar informações e provas sobre os fatos denunciados e verificar se há violação aos princípios constitucionais da Administração Pública. Se for confirmado o nepotismo, o MPMA poderá tomar as medidas judiciais ou extrajudiciais adequadas para responsabilizar os envolvidos e garantir o cumprimento da lei.